Neurologistas ganham nova ferramenta de estudo para auxiliar no diagnóstico e tratamento de doenças

Responsável por estudar e cuidar dos distúrbios estruturais do sistema nervoso – cérebro, medula, nervos e músculos – o neurologista é o profissional que realiza o diagnóstico e tratamento de todas as categorias de doenças relacionadas aos sistemas nervoso central, periférico e autônomo.

Atualmente, há 5.104 neurologistas atuantes no país, de acordo com os dados da Demografia Médica no Brasil de 2018. Pensando nesses profissionais e nos futuros residentes de neurologia, a Elsevier lançou a segunda edição do “Tratado de Neurologia da Associação Brasileira de Neurologia”.

A nova edição da obra foi desenvolvida em parceria com a ABN, devido ao sucesso da primeira, com o objetivo de apresentar evidências científicas relacionadas à prática neurológica. “Conseguimos reunir as maiores autoridades escrevendo os diferentes capítulos”, ressalta Rubens Gagliardi, um dos autores do tratado e atual presidente da Associação Paulista de Neurologia.

O tratado possui capítulos que abordam temas como Acidente Vascular Cerebral (AVC), alterações do sono, neuroimunologia e doenças como Parkinson, Alzheimer e Epilepsia. “A obra é muito abrangente, envolvendo os diferentes capítulos que compõem a neurologia. Está muito atualizada e será uma ótima ferramenta para orientação, tanto do dia a dia do neurologista, como para pesquisa acadêmica”, diz Rubens Gagliardi.

O lançamento do “Tratado de Neurologia” aconteceu no Congresso Paulista de Neurologia, na última semana de maio, no Guarujá.


Fonte: abneuro